Antes de adquirir um sistema solar fotovoltaico, algumas informações são muito importantes. Uma delas é esclarecer que esse sistema é diferente do solar de aquecimento d’água que muitas pessoas já têm em casa. Ambos utilizam o sol como fonte de energia, mas sua forma de utilização e a economia obtida são diferentes.


O sistema de aquecimento d’água pela energia solar possui placas coletoras feitas com tubulações de cobre que, ao serem instaladas em seu telhado, captam o calor do sol e o transferem para a água que circula por essas tubagens. Normalmente, junto a esses coletores é acoplado um reservatório térmico (boiler), responsável por armazenar a água e mantê-la sempre aquecida.

O sistema solar fotovoltaico possui painéis compostos por células de silício que captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica. Junto a esses painéis, é instalado um equipamento chamado Inversor, responsável por deixar essa energia produzida nos mesmos padrões daquela que você recebe da rede de sua distribuidora.

Dessa forma, podemos resumir dizendo que o primeiro sistema utiliza o efeito térmico do sol para aquecer água e fazer você economizar a energia que gastaria com chuveiro, torneira elétrica e piscina aquecida. Já o segundo sistema, utiliza o efeito fotovoltaico para gerar energia que poderá ser consumida em todos os seus pontos elétricos, que incluem não só os chuveiros e piscinas, mas também a iluminação e eletrodomésticos.


Energia Fotovoltaico X Aquecedor Solar


Então, mesmo para quem já possui o sistema de aquecimento de água, a economia pode ser ampliada com a instalação do sistema fotovoltaico. Outro ponto importante que deve ser entendido sobre esses dois sistemas é a diferença na execução das suas instalações.

Em contrapartida, o sistema fotovoltaico funciona bem em praticamente todas as regiões do Brasil e possui um dos maiores potenciais para geração de energia solar do mundo.

Marina Melchior Co-Fundadora da INCA SOLAR

Para instalar um sistema de aquecimento solar serão necessárias obras civis na sua edificação - para passagem das tubulações por onde vai correr a água aquecida que vem do seu telhado e vai até o seu chuveiro, torneira e piscina.

A instalação do sistema fotovoltaico é muito simples e rápida, sem necessidade de obras e modificações estruturais na sua edificação. O sistema é conectado em um quadro elétrico existente no local e são utilizadas canaletas externas (aparentes) para levar os cabos do telhado até ele.

Uma última diferença entre eles, mas não menos importante, é sobre o seu funcionamento em dias nublados. O sistema de aquecimento solar precisa de uma temperatura mínima para ter resultados, assim, em dias nublados ou frios, ele não funciona. Já o sistema fotovoltaico, como necessita apenas da luz do sol, ele funciona mesmo em dias nublados, porém com menor intensidade.

Esse último ponto pode inviabilizar a instalação do aquecedor solar em locais com longos períodos de baixas temperaturas. Em contrapartida, o sistema fotovoltaico funciona bem em praticamente todas as regiões do Brasil e possui um dos maiores potenciais para geração de energia solar do mundo.

Marina Melchior
Engenheira Eletricista
Co-Fundadora da INCA SOLAR